A Cidade

São Gotardo é um município brasileiro do estado de Minas Gerais, localizado na mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba. Sua população estimada em julho de 2014 era de 34 107 habitantes.Possui grande número de descendentes japoneses que migraram nos anos 1970 devido ao programa federal PADAP (Programa de Assentamento Dirigido do Alto Paranaíba).

Desde o início dos anos 2000, o município de São Gotardo detém uma das maiores taxas de crescimento populacional de toda a região do Alto Paranaíba, fator relacionado a grande oferta de trabalho local, somada a alta remuneração de seus trabalhadores, o que tem contribuído para uma escassez de mão de obra.

A produção agrícola é conhecida pela alta produtividade por hectare, superando padrões norte-americanos de rendimentos por área.

Os primeiros habitantes da região da Mata da Corda e adjacências, compreendendo também a faixa territorial em que se acha localizado o município de São Gotardo, anteriormente à fundação do primitivo arraial, derivam, certamente, das expedições que penetravam o sertão, não só visando à fiscalização da cata do ouro e comércio de pedras preciosas, como também povoando os lugares por onde passavam, construindo fazendas, fundando povoados, erigindo capelas. O nome do município se deve ao seu fundador, Joaquim Gotardo de Lima.

Anteriormente, já foi distrito dos municípios de:

  • Dores do Indaiá
  • Rio Paranaíba
  • Paracatu
  • Luz

O município de São Gotardo tem altitude de 1.100 metros, desta maneira proporciona um clima agradável e frio no inverno, podendo até gear em vales e regiões mais altas.

Os principais rios são Córrego Confusão (que abastece a cidade), além de formar a represa do Balneário;
Rio Abaeté.

A produção agrícola da região abastece os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Pará, Ceará, Amazonas, Tocantins.

O município tem na agricultura a sua principal atividade econômica, seguida da pecuária, comércio e indústria.

A agricultura tem uma produção altamente diversificada, com aplicação de alta tecnologia, constantes de projetos de pesquisa, assistência técnica que resultam em índices elevados de produtividade, com uma rotatividade de plantio de colheitas de janeiro a dezembro. No seguimento, destaca-se a Cooperativa Agrícola do Alto Paranaíba-COOPADAP.
É conhecida nacionalmente por ser capital nacional da cenoura e por realizar a FENACEN.

 

Texto: Sabrina Miyazaki